Por que as fibras são importantes para o funcionamento do intestino? Nutriscience

Por que as fibras são importantes para o funcionamento do intestino?

Todos nós já nos deparamos com problemas relacionados ao mal funcionamento intestinal, problemas como gases excessivos, diarreia, e até mesmo a constipação. São episódios comuns em nosso dia a dia e estão interligados com o equilíbrio do nosso organismo por meio de uma eficiente absorção de nutrientes da dieta.

O intestino é alvo hoje de muitos estudos, sendo até mesmo caracterizado como nosso segundo cérebro! Essa colocação não é à toa, afinal, a saúde de nossa microbiota intestinal está relacionada com a prevenção e tratamento de diversas doenças, dentre elas podemos citar até mesmo a depressão!

Sabendo então o quão importante é nosso intestino, vamos pensar agora em como ter uma eficiente saúde intestinal, afinal, fugir dos desconfortos citados no começo do artigo é só um pedacinho da razão de utilizarmos as fibras na alimentação! Vamos entender melhor elas?

A importância das Fibras para o Intestino

Afinal, o que são as fibras?

As fibras estão entre as diversas substâncias benéficas que ingerimos por meio da alimentação e estão presentes basicamente em todo alimento de origem vegetal. O interessante pensando em questão de nutrientes é que elas não entram na classe de Macronutrientes (Carboidratos/ Proteínas e Gorduras), ou seja, elas não vão nos fornecer energia, e por consequência, não são fonte de Calorias! Pronto, pode consumir sem culpa que não vai engordar! 😉

Seu benefício para o intestino vem do fato de que as fibras ajudam a desencadear reações de fermentação durante o processo digestivo, e essa fermentação resulta na produção de algumas substâncias chamadas AGCC (ácidos graxos de cadeia curta), que são responsáveis por nos proteger e regular todo nosso trânsito intestinal!

Outro fato importante pensando nas fibras é que enquanto elas passam pelo lúmen intestinal, elas absorvem muita água, o que faz uma correta produção das fezes! Quanto mais hidratado nosso corpo está, melhor será a formação deste bolo fecal!

Está aí o primeiro fato importante no consumo de fibras, BEBA ÁGUA pois, caso comece a aumentar o consumo das fibras na alimentação ou mesmo em forma de suplemento, sem o aumento da sua hidratação na mesma quantidade, com toda certeza, ficará ressecado!  

As fibras atuam ainda na proteção da nossa microbiota intestinal, porque fortalecem as bactérias benéficas (Gram +) que protegem o intestino contra infecções. Esse processo ainda será importante na absorção de nutrientes. Com um aumento de bactérias boas em relação às bactérias ruins (Gram -), essa absorção é aumentada, tendo um melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos na alimentação!

E aí, já está convencido a aumentar o consumo de fibras na sua alimentação? Não? Então vai lá, mais um benefício!

Elas são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzem a absorção de gorduras (por consequência reduz o colesterol ruim – LDL) e também controlam a liberação da glicose na corrente sanguínea. Ou seja, ELAS AJUDAM A EMAGRECER!

Quer saber o melhor de tudo? Com uma alimentação balanceada, ingerimos as fibras necessárias para todos esses benefícios, entretanto, também é possível adquirir essas substâncias por meio dos suplementos alimentares.

Os Alimentos e Suplementos Ricos em Fibras

Veja abaixo alguns alimentos que são ricos em fibras e vão te dar todos os benefícios propostos acima!

  • cereais integrais (aveia, quinoa, amaranto, farelo de trigo, psylliun…);
  • vegetais (cenoura, couve, folhosos…consuma TODOS);
  • frutas (maçã, pera, mamão…assim como os vegetais, consuma TODAS);
  • grãos (feijão, lentilha, soja, entre outros).

A grande dificuldade para muitas pessoas é conseguir ingerir todos os dias a quantidade necessária de fibras para aproveitar os seus benefícios, nesse caso, quando a alimentação não é suficiente para se obter essas substâncias, uma excelente opção é fazer uso de suplementos alimentares ricos em fibras. Os suplementos oferecem a quantidade diária ideal de fibras para o organismo de uma forma muito prática.

Na nossa linha de suplementos temos o Nature Fiber, que entra com esta proposta do consumo diário de 5g de produto! Ele é uma mistura de Frutas, cereais e minerais, que promovem ao seu intestino o equilíbrio perfeito para uma excelente absorção de nutrientes.

E então, quais alimentos ricos em fibras fazem parte do seu cardápio? Você complementa sua alimentação com suplementos? Conte para a gente nos comentários!

 

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.